91, 96, 23 – tempo, linguagem (coreográfica) (Espectáculo)
Um corpo de três partes que, através do tempo, se inscreve na linguagem coreográfica de Paulo Ribeiro. Um programa composto por duas obras emblemáticas interpretadas pelo Ballet Gulbenkian – Encantados de Servi-lo, criada em 1991 (originalmente coreografada para e estreada pela companhia Nederlands Dans Theater) e Comédia Off, em 1996 -, que fazem parte do período inicial da sua identidade autoral, e Summer’s Almost Gone, uma nova criação desenhada a partir da relação do coreógrafo com o passeio marítimo de Cascais e que celebra esta paisagem enquanto memória afectiva que se estende até ao presente.
Encantados de Servi-lo procura exprimir-se como um grande romance do gesto, no fundo do qual, irrisório, treme com todas as carnes e as almas. Uma escultura lírica e densa de corpos que se confrontam, testam e abraçam, como um batimento cardíaco latejante.
Comédia Off é uma peça de humor que segue os impulsos da génese do gesto e explora a cabotinice e os clichés da comédia musical.
A partir de observações do quotidiano por parte do coreógrafo e dos seis intérpretes, Summer’s Almost Gone forma um olhar leve, esvoaçante e lúdico sobre as dinâmicas do paredão que percorre a linha entre São João do Estoril a Cascais. Um lugar de gestos cosmopolitas onde raramente o Inverno se consegue separar do Verão.
Três peças que se debruçando-se sobre as possibilidades do corpo e também sobre a sua relação com o espaço, forjando um caos aparente, onde tantos movimentos e emoções surgem em continuidade e do qual, no fim, floresce a beleza.