Um século de composição musical
Um século que cruza intensamente a música com o corpo
Um corpo que se torna cada vez mais musical
Um corpo social
Um corpo político
Um corpo que sintetiza o mundo
Um corpo que respira o mundo e a música sempre presente a prolongar o corpo a amenizar o mundo.
Compositores locais sem geografia nem tempo delimitado
Compositores com som e corpo universais.
Em 2024, a Companhia Paulo Ribeiro inicia uma Trilogia partindo de diferentes épocas: o início do século XX, os anos 60 e a atualidade, inspirando-se na música e nos seus compositores. A música será a respiração do tempo, dos constrangimentos e das esperanças dos anos que se foram vivendo. Três peças coreográficas diferentes que procuram uma unidade na sua diversidade formal e musical (e sentimental), que se inspiram primeiro na música e, a seguir, na vida e na sensibilidade dos compositores escolhidos.
MAURICE ACCOMPAGNÉ, a primeira parte da trilogia, irá incidir sobre o início do século XX, cruzando a vida e a obra de Luís de Freitas Branco e de Maurice Ravel.
Paulo Ribeiro quer cruzar tempos, realidades e geografias diferentes, lembrar como a música e o corpo transcendem o momento e nos ligam irremediavelmente uns aos outros, se possível transcrever a dimensão e a elevação que a música e o corpo possuem, independentemente das contingências e dos momentos mais ou menos propícios que os moldam. É claramente pelo corpo e pela música que nós estamos todos conectados para além da banalidade e da espuma dos dias.