Exposição “Segunda 2, de Paulo Ribeiro”, com fotografias de Joaquim Leal, chega ao Centro Cultural de Cascais
SEGUNDA 2, de Paulo Ribeiro, com fotografias de Joaquim Leal, documenta o processo de criação, em forma de diário fotográfico, da peça coreográfica homónima, estreada no final de 2021. Pela lente de Joaquim Leal, as fotografias estabelecem uma narrativa visual a partir de toda a prática criativa desta peça, da concepção aos ensaios e à estreia.
A exposição inclui um dispositivo de realidade aumentada — de certo modo, numa dupla significação de nos dar a ver o quotidiano real do coreógrafo e do elenco na criação da peça e de, simultaneamente, através da utilização de aplicações digitais, permitir, através das fotografias, que mergulhemos nas premissas, em testemunhos, num excerto da coreografia, numa música, talvez numa outra cartografia de Segunda 2, possibilitando-nos uma experiência diferente enquanto público.
Segunda 2 reenvia-nos para Sábado 2, a coreografia inaugural da Companhia Paulo Ribeiro, estreada em 1995. Separadas por 26 anos, há nelas uma ideia que as coloca em relação: o recomeço de um novo ciclo de trabalho. Segunda 2 não quer rememorar o passado nem tão-pouco refletir sobre o futuro. O que a move é um desejo de inscrição na urgência do presente. Como se afirmasse: “Estamos aqui para dançar. Amanhã logo se vê.”
A exposição estará disponível de 26 de Janeiro a 28 de Abril, no Centro Cultural de Cascais.